Muitos acham que acessibilidade serve apenas para deficientes físicos, mas além deles, a prática vai colaborar ainda com idosos e gestantes, que precisam de calçadas adequadas para o caminhar, sem riscos. Em Campo Mourão, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 14% da população possui alguma espécie de deficiência física.
De um ano para cá, as calçadas com pisos todo tátil – usadas por deficientes visuais – vem se proliferando na área central de Campo Mourão. Isso representa respeito e, ao mesmo tempo, uma evolução do processo de acessibilidade às pessoas. Mas o desenvolvimento desta prática não nasceu apenas da simples conscientização popular, não. É que uma nova legislação sobre o passeio está em vigor desde fevereiro de 2010. Novas obras agora devem adequar as calçadas de acordo com o decreto. Bom para cerca de 40% da população, que necessita da tão famosa acessibilidade.
Jaqueline Gaspar Teixeira, arquiteta municipal da secretaria de Planejamento, disse que a prefeitura tem como objetivo padronizar todo o calçamento da área central até 2014. Ela explica que muitas pessoas estão procurando informações para adequarem o passeio corretamente. De acordo com ela, devido à falta de uma fiscalização mais apropriada, algumas calçadas foram construídas erroneamente. Em um dos casos, a sinalização do piso tátil foi colocado ao contrário do que deveria. Hoje, ao invés de informar os deficientes visuais, a calçada está confundindo. “O profissional à frente da obra foi negligente”, disse a arquiteta.
Seja um bom exemplo, deixe seu banheiro acessível com os produtos do Meu Banheiro. Ligue para (11) 3032-0074.
Torneira com Alavanca Pressmatic
Nenhum comentário:
Postar um comentário